QUEM SOMOS?

WhatsApp Image 2023-01-30 at 23.08.07.jpeg

A Associação Borda Viva é uma organização sem fins lucrativos que tem como objetivo promover o desenvolvimento social, resgate da dignidade e o empoderamento de mulheres.

Criada em 2002 e localizada na comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais PR, está focada em 2 principais núcleos: a Segurança Alimentar e a Geração de Renda.

Através da Segurança Alimentar, crianças cadastradas em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social, recebem diariamente refeições, preparadas com muito carinho pelas mulheres da comunidade. Ao todo são 37,2 mil refeições por ano.

A Geração de Renda, possui 2 focos:

- A Cozinha Comercial, lançada em 2012, cujo objetivo é oferecer refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade.

-A Casa da Costura, lançada em 2010, tem como objetivo, formar mulheres na área da costura e modelagem, além de bordados. A coleção de produtos utiliza, na sua maioria, aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, como cintos de segurança e tecidos automotivos.

Em 2022, uma nova frente de costura se inicia: produção têxtil de enxovais e uniformes hospitalares em parceria com a empresa JC Lavanderias, localizada próxima a sede da Associação. Com esse novo núcleo de costura, mais mulheres da região tem  a oportunidade de gerar renda para as suas famílias.

Desde junho de 2022, mês de criação do projeto, até dezembro de 2022, mais de 10.000 peças foram confeccionadas.

WhatsApp Image 2023-01-30 at 22.55_edited.jpg

Rose dos Santos, Diretora Presidente da Associação Borda Viva

Há 20 anos, eu tive uma oportunidade de melhoria de vida. Hoje, transmito essa oportunidade para todas as pessoas que trabalham na Associação e todas as famílias que se beneficiam do trabalho social feito aqui.

Juntos, chegamos mais longe.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Missão: Transformar vidas promovendo o desenvolvimento humano e econômico.

Visão: Comunidades protagonistas do seu desenvolvimento.

Valores:

- Desenvolver e valorizar pessoas - Acreditar no potencial das pessoas e dar oportunidades para seu desenvolvimento;

- Melhoria continua - Ser uma organização que aprende com pessoas que aprendem;

- Competência - Conhecer a área em que atua. Fazer um trabalho bem feito;

- Transparência - Honestidade; Liberdade de expressão; clareza ao se expressar; realiza aquilo que se propõe;

- Flexibilidade - Estar disposto, aberto às mudanças;

- Autonomia - Em relação aos parceiros e na atuação de cada profissional, dentro dos limites dos procedimentos

Referência em empreendedorismo social

Ao longo dos vinte anos de atuação, a Associação Borda Viva recebeu reconhecimentos importantes:

• Em 2008, a Associação conquistou o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo, na categoria Empreendedor Sustentável;

• Em 2010, Rose Santos foi reconhecida pela ONU como uma das “12 mulheres que fazem a diferença”;

• Em 2011, a Câmara Municipal homenageou Rose Santos pela “Importância da Mulher Local”;

• Ainda em 2011 a Associação recebeu o troféu Top Social Zilda Arns de Responsabilidade Social;

• No ano de 2012 o projeto foi reconhecido pelos prêmios AEA Meio Ambiente, SESI Qualidade, Lif CCFB, Ser Humano RH e Mão Amiga;

• No ano de 2022, a Associação foi certificada na categoria de Gestão, pelo Prêmio Impulso de Boas Práticas do Instituto GRPCOM (Grupo Paranaense de comunicação).

CONHEÇA NOSSA SEDE